quinta-feira, 30 de setembro de 2010

O TACACÁ É DO PARÁ


O Tacacá Verdairo é do Pará

Serve-se em cuias. Coloca-se primeiramente um pouco de tucupi e o caldo da pimenta-de-cheiro com tucupi. Acrescenta-se a goma e arranjam-se os ramos do jambu de modo bem distribuído. Colocam-se os camarões e acrescenta-se mais tucupi até quase completar a cuia.
Uma delicia!
Toma-se o tacacá – não se diz comer, nem beber – levando-se os lábios até a cuia, sorvendo em pequenas quantidades o tucupi , misturado com a goma. Tradicionalmente não se usa nenhum instrumento para tirar o camarão ou o jambu, usa-se a ponta dos dedos; mas por ser mais prático, adota-se atualmente o palito de madeira.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Marketing de Relacionamento


Marketing de Relacionamento

Qual foi a última vez que seu médico ligou, só para ver como você
estava? 99% das pessoas responderia ‘nunca’. Pois um dentista
americano aumentou consideravelmente os negócios no seu consultório
da forma mais simples – telefonando. Ele investe uma hora do
seu dia (mesmo com a agenda completamente lotada) ligando
pessoalmente para os pacientes do dia anterior, só para perguntar
como estão. O uso constante deste Marketing de Relacionamento lhe
trouxe dezenas de indicações, e hoje seu consultório está indo de
vento em popa. Uma tática fácil de utilizar por qualquer um.
A Origem do Parabéns

A melodia da música foi criada pelas irmãs americanas Mildred e Patricia Smith Hill. Em 1875, essas duas professoras primárias de Louisville, no estado do Kentucky, resolveram compor uma canção para as crianças cantarem na entrada da escola. Nascia então “Good Morning to All” (“Bom dia a Todos”), com uma letra bem diferente da atual.
As irmãs registraram a música em 1893, mas em 1924 ela apareceu sem autorização num livro editado pelo americano Robert Coleman, que surrupiou a melodia e a primeira frase de “Good Morning to All” – o segundo verso ele já alterou para “Happy Birthday To You”, o popular “parabéns a você”. Na nova versão, a música ganhou popularidade. Mas, em 1933, Jessica Hill, irmã das criadoras da melodia, resolveu brigar na Justiça pelos direitos autorais da música. Ela venceu: desde então, acredite se quiser, é preciso pagar royalties para tocar o “Parabéns” no rádio, na TV ou no cinema. Segundo a revista americana Forbes, a gravadora Warner – a atual detentora dos direitos da música – fatura em média 2 milhões de dólares por ano só com os royalties do “Parabéns”.

E como a música chegou ao Brasil? Por aqui, a rádio Tupi do Rio de Janeiro organizou em 1942 um concurso para escolher uma letra que casasse com a melodia de “Happy Birthday To You”. A vencedora foi a paulista Bertha Celeste Homem de Mello, que até sua morte, em 1999, fazia questão de que as pessoas cantassem a letra do jeito que ela escreveu:

“Parabéns a você / Nesta data querida / Muita felicidade / Muitos anos de vida.”

Por: Mauro A. da Silva Freitas