segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

Nossa Música



Por caminhos alternativos é a solução, ou não ?
1-Cada macaco no seu galho, a ordem dos músicos presidida por músico.
2-Um ministério da música somente para a música. Sim porque o caminho que vai perderemos para outras tendência musical na mídia.
3-Devemos resgatar a verdadeira música Brasileira: Porque Infelizmente a música popular brasileira que carrega as raízes deste país e deste povo está cada vez mais esquecida nos discos de cada cidadão, principalmente nas rádios o maior meio de comunicação e propagação do nosso produto e da nossa qualidade sonora. É inegável o fato de que a nossa música é qualificada e uma das melhores do mundo. Mas para resgatar a nossa essência, a nossa cultura e principalmente a nossa musicalidade precisamos começar a agir a partir do que ouvimos. Hoje em dia existem bons artistas que fazem boa música, melodia, letras, principalmente nós Paraenses, sem deixar de ser naturalmente brasileiro, portanto vamos aproveitar o que temos de melhor e deixar de importar coisas que não nos convém ou que não nos condiz. Quando digo importar não falo só da música estrangeira me refiro a dos outros estados, vamos nos unir cantores, compositores e músicos, 2010 anos de eleição vamos pedir para que divulgue mais nossas obras, pois temos TV, radio jornal e outros meios de comunicação, o nosso estado é gigante só aqui daria para se fazer muita grana e sucesso. Nos municípios, onde existem grandes artista esperando uma chance. Veja como agimos, se um artista digamos, for descoberto Lá do sul do Pará por um programa de nível nacional, ai nossa mídia começa a mostrar a obra do artista, vê se pode! Foi preciso o artista aparecer na mídia do sudeste. Temos mostrar nossos talentos para o resto do país. Devemos agir assim toma lá, toma cá, exemplo: Um show da Bahia aqui em Belém, outro show dos nossos artistas lá, e assim por diante...
4-Artistas da noite existem? Sim existem bem poucos, sabe quanto ele ganha tocando em bares da cidade? Exatamente o que você pensou, muito pouco: Sabe por quê? Falta apoio do dos governantes. Simples, bastaria incentivo fiscal para os donos dos bares que abrissem espaço para a música ao vivo.
5-Apoio cultural existe? Para bem poucos! “Motivo: “A maioria dos artistas não sabe como elaborar um projeto cultural, e também são considerados de” baixo nível” quando apresentam o projeto artista popular [brega e outros]. Os apoios só saem para artistas da chamada MPB.
5-Brasil acorda! quando surgirão outros grandes movimentos musicais? Lembrado:
A década de 60 é famosa pelo Festival Internacional da Canção (FIC), concurso de música anual transmitido pela TV Globo. Depois das apresentações marcantes de Caetano Veloso e Gilberto Gil e outros grandes talentos no concurso em 1967, começa a surgir o maior movimento musical brasileiro do período no país. Alternativo: Os programas de TV ídolos e os astros são únicos do gênero atualmente, aparece alguns talentos porem não acontece à divulgação dos ganhadores em nível nacional por quê?
6-Pirataria, no CD e DVD, sabem por quê? É que a pirataria ocorre no Brasil, do jeito que ocorre, pois os produtos originais são muito caros, por conta da carga tributária, ou se é da cultura do brasileiro sempre buscar o caminho mais fácil? A produção de CD hoje não sai caro para o artista sendo a capa simples e dá para vender bem barato, ocorre o mesmo com DVD. A alternativa é vender pela internet, também entregar para camelôs para vender seu produto, já esta sendo usado na pratica no centro comercial das grandes cidades. DJ’s: refere-se ao principal funcionário de uma aparelhagem, eles são responsáveis por comandar as festas e apresentar as inovações ao público do tecnobrega. Além de possuírem estúdios caseiros, que são a principal fonte de produção e distribuição dos CD’s e DVD’s de tecnobrega. Artistas (compositores, cantores e bandas): a principal distinção do tecnobrega em relação a outros estilos musicais consiste no fato de que o artista, em sua grande maioria, compõe e canta suas próprias músicas.Essa é alternativa exclusiva das aparelhagens de Belém.Os envolvidos no negócio do tecnobrega não desempenham um único papel. Um DJ de estúdio pode ser também vendedor de rua ou DJ de aparelhagem. Um cantor de uma banda é provavelmente seu produtor e, eventualmente, festeiro. DJs e cantores são também compositores e produtores de CDs, repórteres ou apresentadores de programas de TV e rádio. Isto permite compreender por que uma grande parcela dos entrevistados na etapa qualitativa disse viver apenas “da música”, ou seja, apenas de sua inserção no circuito do tecnobrega. Tal característica configura este mercado como uma rede, e não apenas como cadeia produtiva, onde a oportunidade de trocas recíprocas não-monetárias é maior.Os principais produtores do tecnobrega, os agentes que compõem cada “negócio” específico dentro deste mercado e como eles se relacionam entre si. Os artistas desta categoria se uniram num grande movimento e estão sobrevivendo até então.
7-Conclusão: Na verdade existe espaço para todos, porém só com muita determinação dos artistas como exemplo das aparelhagens que se organizaram pagando horário na radio e TV para divulga seus trabalhos eventos etc. Como músico lembro-me da época anos 70 em que havia grande movimento de bandas, cantores com o carimbó tanto de raiz como eletrônico, a exemplo: Pinduca,Grupo da Pesada,Mestre Cupijó,Mestre Vieira e o próprio Verequete e outros que não lembro. Logo em seguida surgiu a lambada e o brega lento de cantores de todo o Brasil dê então até hoje só existe casos isolados como o tecnobrega que não pegou com o nome e sim melody com uma banda oportunista da Bahia, e não do estado de origem que é o Pará. O outro caso que é o grande sucesso da banda calypso, na verdade falta mais movimento das bandas Paraense, aderindo em nivel nacional o bregacalypso. O brega ficou conhecido no sudeste pelo jeito de se vestir, e não pelo ritmo. O brega é ritmo popular desde que surgiu cabaré, boate, e outros de gênero, onde tocava boleros com letras falando de amor traição e de varias formas que povo gostava tipo ” não sou cachorra não” de Valdick Soriano e onde tocava estas músicas. “Dizem que a palavra brega tem origem de uma placa de rua onde existia casas noturna, boates, com sobrenome Nobrega que tempo apagou o” No” e ficou brega.”
Espero um grande movimento musical no estado do Pará, com muito sucesso de nosso artistas.
Produtor Musical
Mauro Freitas

sábado, 28 de novembro de 2009

quarta-feira, 25 de novembro de 2009

Açaí





Açaí e Seu Valor

Estudos bioquímicos e tecnólogos sobre o Açaí (Euterpe Oleracea) realizados pelo Centro Tecnológico da Universidade Federal do Pará em seu Departamento de Engenharia Química, e pela Unidade de Bioquímica de Nutrição da Universidade Católica de LOUVAIN (Bélgica) chegaram à seguinte conclusão:
1º) O Açaí é um alimento de base importante. A riqueza em LIPÍDIOS dá ao seu suco um valor energético duas vezes superior ao do leite.
2º) Contém elevada quantidade de VITAMINA E, sendo portanto um antioxidante natural, importante na eliminação dos radicais livres.
3º) Tem grande quantidade de fibras, o que favorece o trânsito intestinal.
4º) Tem um teor considerável de PROTEÍNAS.
5º) Os Teores de POTÁSSIO e CÁLCIO são elevados, o que faz do Açaí um alimento bastante completo.
6º) Contém ainda VITAMINA B1 e elevado teor de pigmentos ANTOCIANINAS (cor roxa violeta) que são também ANTIOXIDANTES, favorecendo a melhor circulação do sangue.

A Fruta
A fruta é pequenininha, arredondada e muito roxa, quase preta. Lembra uma jabuticaba em tamanho reduzido. Tem um caroço grande, e muito pouca polpa.

Para se obter um açaí saudável, o mais importante é a rapidez desde o "debuio" (que é como se diz lá, para o trabalho de tirar os frutos do cacho) até o processamento. Quem diz isso é o Prof. Hervé Rogez, engenheiro químico, cientista e pesquisador da Universidade Federal do Pará, o "Papa" do assunto e fanático tomador de açaí.

O açaí é muito rico em antocianina, uma substância anti-oxidante, que ajuda no combate ao colesterol e aos radicais livres. Você já ouviu que um copo de vinho tinto por dia faz bem ao coração? É devido à antocianina da uva. Não é por acaso que a cor do açaí é semelhante à do vinho tinto, porém o açaí tem 33 vezes mais antocianina que a uva. As antocianinas também são potentes corantes naturais.

Além de ser considerado um dos alimentos mais ricos em ferro, o açaí também é rico em fibras, sendo bastante indicado também para pessoas idosas e/ou com mal funcionamento do aparelho digestivo. Por suas características microbiológicas o açaí é considerado uma das mais nutritivas frutas da Amazônia, perdendo apenas para a castanha-do-pará.

Nutrientes Condição provável
por 100% gramas
Lipidios 4,79 g
Carboidratos 2,28 g
Proteínas 0,86 g
Fibras 2,91 g
Vitamina B1 0,25 mg
Antocianina 196 mg
Valor enrgéico 57,91 Kcal

segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Pôr do Sol

Pôr do Sol a esperança de um mundo melhor, o belo vive nos românticos...

Causo Quase Verdade





As mentiras do Bento

O bento saiu para pescar,a esposa Jocefelina falou: Bento tu vai sair neste tempo de muito vento e chuva!? Vou não tenho medo de nada responde Bento.Horas se passou e nada do homem. Já escurecendo bento aparece, amarrou a canoa na vara com muito esforço.Jocefilina olhou e disse: mas Bento tu já vistes que tu esta sem solho esquerdo! Bento respondeu – Já sei o que sucedeu,vou ver se acho meu solho.Bento foi no lugar onde poderia esta solho entre os aturiarzeiro [arvore de espinhos que fica na beira dos rios da Amazônia.] Lá estava solho do Bento piscando,rapidamente ele com toda gosma no solho colocou no lugar.Diz bento entre amigo é por esta razão que eu tenho meu solho esquerdo tourto.

sexta-feira, 20 de novembro de 2009

AMAZÔNIA [ SABER MAIS ]


TEMA AMAZÔNICO

Chamada antigamente de pulmão do mundo, a Amazônia inspira e respira cultura, turismo, tradição, regionalismo, brasilidade. Apesar do título, a verdade é que, segundo dados do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (INPA), a produção líquida de oxigênio (saldo positivo) é em média de 96 toneladas por ano, o que representa 0,000008% do total da atmosfera da Terra. No entanto, estudos recentes mostram que a quantidade de carbono fixado pela floresta é significativa, e portanto, a Amazônia pode ser sim interpretada como um filtro ecológico, pois reduz a quantidade de CO2 da atmosfera. Ocupando áreas em seis países (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Peru, e Venezuela), a Amazônia representa a vigésima parte da superfície terrestre. Só a Amazônia brasileira é sete vezes maior que a França e corresponde a 32 países da Europa Ocidental. A ilha de Marajó, que fica na embocadura do rio, é maior que alguns países como a Suíça, a Holanda ou a Bélgica.

Até há pouco tempo essas informações só estavam disponíveis nos livros, mas com o advento da Internet elas passaram a fazer parte de vários sites e portais sobre a região. Afinal, a Amazônia sempre despertou interesse, de brasileiros e, principalmente, de estrangeiros.

O Portal da Amazônia (www.portaldamazonia.org.br), a maior vitrine de conhecimentos, informações, novidades, negócios e cultura da Amazônia, foi disponibilizado na Internet, de forma experimental, no dia 17 de junho. A partir de 2 de julho, data em que se comemora os 45 anos da Universidade Federal do Pará, ele entrou oficialmente no ar.

Esse não é o primeiro ou único site com conteúdos sobre a cultura amazônica. Mas é o único que possui todo o conhecimento acadêmico já produzido nas instituições de ensino e pesquisa da Amazônia, tornando-o, seguramente, na maior fonte de consulta sobre a região.

Pesquisa

O Portal não será apenas espaço de divulgação do conhecimento produzido por instituições do Norte do Brasil, mas será espaço de pesquisa, de oferta de serviços e produtos, veiculando também cursos na modalidade de Educação a Distância. Pretende-se ainda disponibilizar bases de dados sobre pesquisa na Amazônia e informações sobre cultura e temas afins.

Além disso, há vários links para portais importantes e informações gerais e permanentemente atualizadas, notícias, imagens da região, temas da cultura amazônica, ensino e negócios na Amazônia.

"Temos 100 mil itens da Coleção Amazônia (documentos históricos, publicações esgotadas) e mais 5.000 itens da produção científica (livros, capítulos, artigos, periódicos, trabalhos, teses e dissertações), além de 5.000 narrativas recolhidas através do projeto Imaginário nas Formas Narrativas Orais Populares da Amazônia Paraense", explica a coordenadora do projeto, Maria Socorro Simões.

Segundo ela, a missão do Portal é contribuir para o desenvolvimento sócioeconômico regional por meio da gestão de conhecimento sobre a Amazônia.

Objetivos

Os principais objetivos do projeto são criar um Portal para valorizar e mostrar a Amazônia a partir da Amazônia; sistematizar e disponibilizar no Portal o conhecimento já existente sobre a região; incentivar pesquisa, produção e criação sobre temas amazônicos; mostrar a Amazônia em sua realidade aproximada: dimensão, riqueza e variedade mais precisas; criar uma biblioteca virtual temática; gerar indicadores de ciência e tecnologia da região Amazônica, para embasar a política de desenvolvimento científico, tecnológico e cultural; sistematizar o conhecimento armazenado e buscar novas informações, através de pesquisa segura, visando a sedimentar e subsidiar projetos de ensino desde a alfabetização até os cursos de Pós-Graduação da Amazônia;

Socorro Simões destaca que o Portal espera atender a usuários de níveis e interesses diferenciados. Desde os simples curiosos sobre um dos apelos mundiais mais fortes: Amazônia, até os pesquisadores mais exigentes sobre temas amazônicos. Por se tratar de um Portal trilíngüe, certamente o acesso será facilitado para um número maior de usuários no mundo.

Para a construção de um empreendimento desta natureza, foi necessário o envolvimento de profissionais de áreas diferenciadas. "Por isso temos pessoal de informática, de ciências da computação, ciências da informação, programadores, webdesigners, artistas plásticos, bibliotecárias, tradutores para o espanhol e inglês, engenheiros do curso de elétrica, jornalista, bolsistas de iniciação científica, pessoal de marketing e professores doutores", conclui.

Riqueza cultural

A cultura amazônica intriga nossos olhares, nosso paladar, nossos ouvidos. A região sempre foi povoada de mistérios e seres mitológicos. Protetores da floresta ou assombrações, histórias que têm origem na cultura indígena e foram eternizadas. Muitas lendas tornaram-se famosas e ganharam fronteiras, como a do boto que se transforma num belo rapaz e seduz as moças na beira do rio.

A imensa diversidade de árvores frutíferas na Amazônia permite descobrir sabores absolutamente únicos que encantam o paladar da população local e fascinam os


visitantes.


Aromas inusitados misturam-se no ar e fornecem energia e vitaminas a quem as consome. O Açaí, que ficou famoso como poderoso energético, é consumido na região, diariamente, em forma de "vinho": os frutos do açaizeiro são sovados em uma peneira e da polpa se extrai o sumo oleaginoso servido com farinha de tapioca. Além do açaí, há os também famosos: buriti, tucumã, graviola e pupunha.

A Bahia tem o seu carnaval nas ruas e o Rio de Janeiro é famoso também pelo desfile das escolas de samba. Mas a Amazônia também tem seu evento que a cada ano atrai mais público, o Festival Folclórico de Parintins, a maior festa da região amazônica.

Saiba mais:
www.portaldaamazonia.org.br
www.sivam.gov.br

A Gravadora


COMO COMEÇOU
A idéia foi lança no mercado nacional fonográfico talentos regionais com uma trajetória vitoriosa da gravadora M. Produções, onde um grupo de músicos, técnicos, compositores e cantores acreditaram na produção de vários ritmos, em destaque o BREGA
REALIÇÃO DE UM SONHO

E abri a firma E.M.A Freitas [Gravadora M.Produções ] - Com modestos equipamentos 4 canais começou a gravar em caráter experimental,com Bibinho no teclado e saudoso cantor Balalaica - Lourival Tetéia divulgador e distribuidor de disco de nivel nacional propôs a Mauro Freitas a produção de uma coletânea que ele faria a divulgação pois tinha grande conhecimento na mídia,também para este projeto entrou seu parceiro de composição: Andyr Cardias, Astror jornalista, tecladista Alex de Carvalho, Junico baterista, Mauricio [gringo]c.baixista, guitarista Júnior, vocalistas Cleide Lemos e Selma Lemos.Cantores[as]:Juscelino Ramos - Allan Rodrigo - Roberto Villar - Paulinho Melodia - Cleise - Alex de Freitas - Alex de Carvalho.

PRIMEIRO LP

Abril de 1991 o primeiro sucesso da então pequena gravadora M.Produções, Lp Semente do Brega. Na época tinha boas gravadora e todas fazendo lançamentos de cantores da região, a M.produções despontou nas paradas do rádio,em festa, a música Atriz Principal interpretado por Roberto Villar,no mesmo seguimento todas as músicas da coletânea passaram fazer sucesso. Outros lançamentos surgiram: 2 Lps Roberto Villar 'A Nuvem" e "O Sabiá" O Lp da Banda M. músicos da propria gravadora como Alex, Junico,Chimbinha,Gilson,Mara Rúbia e Zeca .

SUCESSO

Dia apois dia a gravadora se firmava no cenário musical com participação de grandes músicos como o baterista Sagica, Jilson C.baixo, Tonny Brasil,Dileno,Junico,Beto, Chimbinha hoje dono da Banda Calypso .Enfim muitos colegas músicos que muito me orgulho em dizer valeu por tudo, diz- Mauro Freitas.
PESQUISA COMPROVA O SUCESSO

O referido texto cita o Studio M Produções e o Studio Digitape como principais
gravadoras do Brega paraense. Cabe lembrar que, embora Junior Neves faça referência à
década de 80, ainda na década de 70 os discos já eram resultado de uma produção local.
Juca Medalha, cantor brega, gravou seu primeiro LP em 1976, chamado “Yê, Yê, Yê”, pela
gravadora Erla, que era ligada à Rádio Rauland e atualmente faz parte do Grupo Rauland.

Equipe do Projeto Open Business Models – Latin America
Coordenação Geral
Centro de Tecnologia e Sociedade da FGV DIREITO RIO:
Ronaldo Lemos
Oona Castro
Overmundo:
Hermano Vianna
José Marcelo Zacchi
Coordenação e execução das Pesquisas de Campo:
FGV Opinião
Marcelo Simas (Coordenação geral e pesquisa quatitativa)
Elizete Ignácio (Coordenação da pesquisa qualitativa)
Alessandra Tosta (Pesquisadora da etapa qualitativa)
Monique Menezes (Pesquisadora da etapa quantitativa)
Análise Econômica
FIPE-USP
Ricardo Abramovay
Arilson Favareto
Reginaldo Magalhães

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

PARAENSE


Em agosto de 2008 li jornal Liberal na carta do leitor, palavras de muito carinho sobre nós paraenses,nunca uma pessoa com tanta visão falou de um povo onde aprendeu conviver com o mesmo.
Obrigado Dra.Margareth Camargo por levantar nossa auto-estima.
Obs: Foi recortado do jornal ano passado, e foi achado só este ano 2009 por esta razão vale apena publicado 20/11/2009.

terça-feira, 17 de novembro de 2009

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

SABER MAIS


Não faça de sua vida um rascunho,pois pode não dar tempo de passar a limpo.
André Rossato

quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Gravadora M.Produções

Gravadora M.Produções

Em estúdio 24 canais na foto Mauro Freitas, em plena ação Lucival Maciel teclado e voz.
Músicos: Tonny Brasil,Junico,Davi Amorin,Ana di Oliveira e Mauro.

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Clipe M.Video

A ideia é mostrar a Música em Foto Clipe para Cantores ou Bandas de grande faro de um sucesso,a obra é inédita.

Tv Brasileira

Lembranças em fotos clipe dos grandes momentos da tv Brasileira.

O Dinheiro Não é Tudo


Nem Tudo o Dinheiro Consegue

O dinheiro pode comprar por exemplo:

A cama,mas não sono.

O livro,mas não a inteligência ou saber.

O alimento,mas não o apetite.

O luxo,mas não a beleza.

Uma casa,mas não o lar.

O remédio,mas não a saúde.

A convivência,mas não o amor.

A diversão,mas não a felicidade.

O crucifixo,mas não a fé.

Um melhor lugar no cemitério,mas não no céu.

Por: Mauro A. da Silva Freitas

O Inesquecivel

O Inesquecível

De: Mauro Freitas

O tempo fica naquele momento,
Num instante, dura pra sempre,
E torna-se inesquecível, em nossas mentes.

Os anos passam bem depressa
Que as vezes acordamos
Sem saber amanhecer

As vezes pequenos detalhes
Marcam pra todo vida
O primeiro beijo, o perfume, a música
A música, a música em nós...

Em fim tudo passa
Mas fica apenas cristalizado
Pra de novo viver [ Bis ] 2 vezes



As:14:22 Sexta-Feira dia 08 de Agosto de 2009