Por caminhos alternativos é a solução, ou não ?
1-Cada macaco no seu galho, a ordem dos músicos presidida por músico.
2-Um ministério da música somente para a música. Sim porque o caminho que vai perderemos para outras tendência musical na mídia.
3-Devemos resgatar a verdadeira música Brasileira: Porque Infelizmente a música popular brasileira que carrega as raízes deste país e deste povo está cada vez mais esquecida nos discos de cada cidadão, principalmente nas rádios o maior meio de comunicação e propagação do nosso produto e da nossa qualidade sonora. É inegável o fato de que a nossa música é qualificada e uma das melhores do mundo. Mas para resgatar a nossa essência, a nossa cultura e principalmente a nossa musicalidade precisamos começar a agir a partir do que ouvimos. Hoje em dia existem bons artistas que fazem boa música, melodia, letras, principalmente nós Paraenses, sem deixar de ser naturalmente brasileiro, portanto vamos aproveitar o que temos de melhor e deixar de importar coisas que não nos convém ou que não nos condiz. Quando digo importar não falo só da música estrangeira me refiro a dos outros estados, vamos nos unir cantores, compositores e músicos, 2010 anos de eleição vamos pedir para que divulgue mais nossas obras, pois temos TV, radio jornal e outros meios de comunicação, o nosso estado é gigante só aqui daria para se fazer muita grana e sucesso. Nos municípios, onde existem grandes artista esperando uma chance. Veja como agimos, se um artista digamos, for descoberto Lá do sul do Pará por um programa de nível nacional, ai nossa mídia começa a mostrar a obra do artista, vê se pode! Foi preciso o artista aparecer na mídia do sudeste. Temos mostrar nossos talentos para o resto do país. Devemos agir assim toma lá, toma cá, exemplo: Um show da Bahia aqui em Belém, outro show dos nossos artistas lá, e assim por diante...
4-Artistas da noite existem? Sim existem bem poucos, sabe quanto ele ganha tocando em bares da cidade? Exatamente o que você pensou, muito pouco: Sabe por quê? Falta apoio do dos governantes. Simples, bastaria incentivo fiscal para os donos dos bares que abrissem espaço para a música ao vivo.
5-Apoio cultural existe? Para bem poucos! “Motivo: “A maioria dos artistas não sabe como elaborar um projeto cultural, e também são considerados de” baixo nível” quando apresentam o projeto artista popular [brega e outros]. Os apoios só saem para artistas da chamada MPB.
5-Brasil acorda! quando surgirão outros grandes movimentos musicais? Lembrado:
A década de 60 é famosa pelo Festival Internacional da Canção (FIC), concurso de música anual transmitido pela TV Globo. Depois das apresentações marcantes de Caetano Veloso e Gilberto Gil e outros grandes talentos no concurso em 1967, começa a surgir o maior movimento musical brasileiro do período no país. Alternativo: Os programas de TV ídolos e os astros são únicos do gênero atualmente, aparece alguns talentos porem não acontece à divulgação dos ganhadores em nível nacional por quê?
6-Pirataria, no CD e DVD, sabem por quê? É que a pirataria ocorre no Brasil, do jeito que ocorre, pois os produtos originais são muito caros, por conta da carga tributária, ou se é da cultura do brasileiro sempre buscar o caminho mais fácil? A produção de CD hoje não sai caro para o artista sendo a capa simples e dá para vender bem barato, ocorre o mesmo com DVD. A alternativa é vender pela internet, também entregar para camelôs para vender seu produto, já esta sendo usado na pratica no centro comercial das grandes cidades. DJ’s: refere-se ao principal funcionário de uma aparelhagem, eles são responsáveis por comandar as festas e apresentar as inovações ao público do tecnobrega. Além de possuírem estúdios caseiros, que são a principal fonte de produção e distribuição dos CD’s e DVD’s de tecnobrega. Artistas (compositores, cantores e bandas): a principal distinção do tecnobrega em relação a outros estilos musicais consiste no fato de que o artista, em sua grande maioria, compõe e canta suas próprias músicas.Essa é alternativa exclusiva das aparelhagens de Belém.Os envolvidos no negócio do tecnobrega não desempenham um único papel. Um DJ de estúdio pode ser também vendedor de rua ou DJ de aparelhagem. Um cantor de uma banda é provavelmente seu produtor e, eventualmente, festeiro. DJs e cantores são também compositores e produtores de CDs, repórteres ou apresentadores de programas de TV e rádio. Isto permite compreender por que uma grande parcela dos entrevistados na etapa qualitativa disse viver apenas “da música”, ou seja, apenas de sua inserção no circuito do tecnobrega. Tal característica configura este mercado como uma rede, e não apenas como cadeia produtiva, onde a oportunidade de trocas recíprocas não-monetárias é maior.Os principais produtores do tecnobrega, os agentes que compõem cada “negócio” específico dentro deste mercado e como eles se relacionam entre si. Os artistas desta categoria se uniram num grande movimento e estão sobrevivendo até então.
7-Conclusão: Na verdade existe espaço para todos, porém só com muita determinação dos artistas como exemplo das aparelhagens que se organizaram pagando horário na radio e TV para divulga seus trabalhos eventos etc. Como músico lembro-me da época anos 70 em que havia grande movimento de bandas, cantores com o carimbó tanto de raiz como eletrônico, a exemplo: Pinduca,Grupo da Pesada,Mestre Cupijó,Mestre Vieira e o próprio Verequete e outros que não lembro. Logo em seguida surgiu a lambada e o brega lento de cantores de todo o Brasil dê então até hoje só existe casos isolados como o tecnobrega que não pegou com o nome e sim melody com uma banda oportunista da Bahia, e não do estado de origem que é o Pará. O outro caso que é o grande sucesso da banda calypso, na verdade falta mais movimento das bandas Paraense, aderindo em nivel nacional o bregacalypso. O brega ficou conhecido no sudeste pelo jeito de se vestir, e não pelo ritmo. O brega é ritmo popular desde que surgiu cabaré, boate, e outros de gênero, onde tocava boleros com letras falando de amor traição e de varias formas que povo gostava tipo ” não sou cachorra não” de Valdick Soriano e onde tocava estas músicas. “Dizem que a palavra brega tem origem de uma placa de rua onde existia casas noturna, boates, com sobrenome Nobrega que tempo apagou o” No” e ficou brega.”
Espero um grande movimento musical no estado do Pará, com muito sucesso de nosso artistas.
Produtor Musical
Mauro Freitas
Sr.Mauro Freitas,você é dos poucos no cenário musical de nosso estado do Pará.Continue a falar,das coisas da Amazônia,Parabéns.
ResponderExcluir