quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Amazônia em Alerta

Amazônia em alerta
Desmatamento neste bioma já é preocupante, aponta relatório do IBGE

Embora o governo federal alardeie que o desmatamento na Amazônia brasileira segue tendência de queda, um relatório de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado ontem, aponta que a questão ainda é ‘preocupante’. "A velocidade com que o processo de desmatamento ocorre ainda é muito alta", afirma o documento.
Segundo o texto, a floresta amazônica já perdeu cerca de 15% de sua cobertura original. A razão: formação de pastos, áreas agrícolas e extração madeireira, diz o IBGE. De acordo o relatório, o processo de desflorestamento foi maior nas últimas quatro décadas e ficou concentrado no chamado Arco do Desmatamento (região que corresponde ao Sul e ao Leste da Amazônia Legal e abrange todos os Estados da região Norte, mais Mato Grosso e uma parte do Maranhão).
O corte de áreas de mata chega a ameaçar de extinção algumas formações vegetais no bioma, caso das florestas no Leste do Pará e no Oeste do Maranhão, além de matas de transição que também abrigam vegetação de Cerrado em Mato Grosso. Segundo o relatório do IBGE, houve um período crescente no desmatamento da Amazônia entre 1997 e 2004 (quando a taxa começou a cair e manteve tendência de queda, que é mais acentuada em alguns Estado
Fonte: Globo Amazônia

Nenhum comentário:

Postar um comentário